sexta-feira, 15 de setembro de 2017


Quem Somos...


  ⤮Contrariando o significado de igreja: Chamados para fora, o nosso blog, quer chamá-los para dentro da história e principalmente da arquitetura das igrejas na cidade do Recife. O ano em que foram construídas e sob que influências arquitetônicas tais catedrais, basílicas e paróquias podem hoje externar essa rica cultura que surgiu em consequência da vinda dos portugueses para o Recife, e os traços que eles deixaram nas construções religiosas do período colonial. O termo nave que vem do grego, refere-se ao espaço longitudinal da igreja a ala onde os fiéis têm a visão do altar, o que inclusive deu sentido ao culto cristão. Foi escolhido pois fazendo alusão ao modelo da "nave" nas igrejas o blog vem como uma estrutura semelhante, onde os leitores acompanharão as postagens. 

   ⤮O motivo de termos criado o blog, foi o de disseminar informações sobre as igrejas, para abranger o conhecimento dos leitores sobre algo que é percebido a sua volta, mas talvez não se tenha um conhecimento do porque é o que é, e está onde está. Além das várias fontes de onde as informações para tal serão extraídas. 



Saiba mais...

Explanaremos sobre...  
História
Religião
                                                                           Estilos
                                                                        Arquitetura

      O Dicionário de língua portuguesa míni Aurélio, define o Barroco como:
 "Na arquitetura e nas artes , diz-se do estilo caracterizado pela profusão e/ou suntuosidade dos      elementos ornamentais, que vigorou do final do séc. XVI até meados do séc. XVII. (No Brasil, do  séc. XVII até o começo do séc. XIX. 〛Relativo ao ou próprio barroco. Estilo barroco." 

      O Dicionário de Arquitetura Brasileira Corona & Lemos, define o Rococó como:




  Para os que seguem a doutrina católica e querem conhecer Recife, que seja por meio das construções históricas do período colonial, as quais as igrejas representam o maior número.
Curiosidades, de acordo com o site da arquidiocese de Olinda e Recife hoje a população  mundial católica passou a marcar 1,253 bilhões, um crescimento de 25 milhões ou 2%, o que supera a taxa de crescimento da população global que em 2013, foi estimada 1%. Portanto os católicos representam cerca de 17,7% da população global. Isso graças aos relatórios enviados das dioceses para o vaticano. Em 2013 mais de 16 milhões de crianças e adultos foram batizados.



Referências BibliográficasDe dicionário 'O pai dos Burros'. ↬Fonte secundária de informação:


Cristãos católicos batizados, número de católicos comparado com a população mundial. Disponível em:<https://www.terra.com.br/noticias/mundo/numero-de-catolicos-aumentou-para-177-da-populacao mundial,3c814a93b17b42d56d7086c94cb35870fzls4q7r.html>Acesso em: 13 Set. 2017.

CORONA, Eduardo. Dicionário da Arquitetura Brasileira. 1. ed. São Paulo: EDART, 1972. p. 414.


FERREIRA, Aurélio. Mini Aurélio o Dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Rio de Janeiro: POSIGRAF, 2004. p. 90. 



MOTA MENEZES, JOSÈ LUIZ. Atlas geográfico da cartografia do bairro do Recife, Santo Antonio, São José e Boa vista. Recife: Massangana, 1988. Acesso em: 26 out. 2017.