domingo, 24 de setembro de 2017

O mestre-pedreiro Jácome

Biografia  


Na casa número 10 da Rua das Águas Verdes, no Pátio de São Pedro, morava Manuel Ferreira Jácome, o mestre-pedreiro que foi procurado para traçar a planta da igreja. Nessa época a rua se chamava dos Calafates, e Jácome não ocupava todo o sobrado, mas apenas os altos, pois a lojinha de baixo era alugada em separado. Os artistas brancos moravam no bairro da Boa Vista e os de cor, no bairro de Santo Antônio. Jácome, como era um artista de cor, moreno, morava em Santo Antônio. Quem morava na Boa Vista era João de Deus Sepúlveda, desenhista e pintor. A Capitania de Olinda, ao examinar o projeto durante seis meses, ficou entusiasmada com sua originalidade, pois não se tratava de cópia de igrejas do Reino. Jácome criara seu próprio projeto. Ao apresentar e vê-lo aprovado, recebeu o título de arquiteto. Houve euforia de uma parte e contrariedade e muita inveja por parte dos colegas. Pouco se sabe sobre a vida de Manuel Ferreira Jácome. O professor Robert C. Smith, que era um dos maiores conhecedores da arte luso-brasileira, referia-se ao artista pernambucano como o “misterioso Manuel Ferreira Jácome”. O pouco que sabemos a respeito de Jácome devemos aos trabalhos pioneiros do professor e pesquisador José Antônio Gonçalves de Mello, o consagrado autor de Tempo dos Flamengos.
Jácome fez seu aprendizado no canteiro de obras de Antônio Fernandes de Matos, grande desenhista e milionário português, figura que viveu no Recife no período de 1671 a 1701, autêntico mascate daqueles que aportavam ao hospitaleiro Pernambuco “sem eira nem beira”, “nus e miseráveis”, mas que com muito trabalho, perspicácia e persistência, ascendiam ao topo de camada social, fazendo parte da burguesia. Mestre-pedreiro natural de Minho, era homem de poucas letras, porém de mãos hábeis afeitas à labuta.
De generosidade invulgar entre seus contemporâneos, fez do Recife a sua cidade, servindo-a como poucos o têm feito até os dias atuais. Muito religioso, Matos participou de várias Irmandades.
Em 8 de novembro de 1677 foi aceito na Irmandade de Almas da Matriz do Corpo Santo, e em 8 de julho de 1700, na Irmandade de São Pedro dos Clérigos, então na mesma Matriz. Empresário bem-sucedido, dinâmico e empreendedor, sua fortuna advinha de fontes variadas: indústria de construção, importador de tecido em grosso para a revenda em Pernambuco e Capitanias vizinhas e encarregado da cobrança de impostos (diríamos de açúcar). Negociava com escravos africanos e dispunha de várias embarcações de alto-mar e de pequena cabotagem. Tinha a seu serviço cerca de uma centena de negros, alguns dos quais eram oficiais de pedreiro. Matos foi dono das matas de Camaragibe, de onde foi retirada a madeira necessária para a construção das pontes do Recife, Boa Vista e Afogados.
Desconhecendo avareza, colocou grande parte de sua fortuna à disposição do Rei, da religião e da comunidade. Fez doações para edificação da Igreja de Nossa Senhora do Ó, de tal maneira a ser considerado seu verdadeiro fundador. Foi responsável pelos reparos do Palácio das Torres – como era chamado o Virjburg, acabado de construir pelo Conde Maurício de Nassau em meados de 1643. Matos fez às suas custas a Casa da Moeda de Pernambuco - maior e melhor que as construídas na Bahia e no Rio de Janeiro – gastando do seu com as obras a quantia de dezenove mil cruzados. O Rei agradeceu-lhe por carta em 24 de setembro de 1700.
Trabalhou no Arco e na Capela do Senhor Bom Jesus, na obra do Molho do Porto, no Quartel dos soldados, nas igrejas e conventos da Madre de Deus e do Carmo e no Hospital do Paraíso.Quando de sua viagem à Corte, Matos recebeu uma carta de recomendação extremamente elogiosa do padre Antônio Vieira
(Trecho do livro Igreja de São Pedro dos Clérigos do Recife).
Resultado de imagem para guia pratico da cidade do recife
No Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife é possível encontrar nas palavras de Gilberto Freyre e no olhar de Luís Jardim e Rosa Maria o amor por Recife, Gilberto que morou no Recife no século XX, produziu obras como está que é de de 1968, onde ele retrata os trabalhadores e seus tipos de trabalho de forma poética, algumas igrejas e prédios históricos da cidade como a assembléia legislativa, nesta edição da obra já na capa há o mapa turístico da cidade feito por Rosa Maria: ,DSC_0655


Imagem relacionada



Uma das tantas personalidades importantes do Recife, Gilberto Freyre...

Um livro que retrata os apreços de Gilberto Freyre por essa cultura expressada pelo povo e pela estrutura da cidade, que como ele disse "Prefere namorados sentimentais a admiradores imediatos".




Sugestões de links para o leitor, conhecer mais amplamente a arquitetura do Recife, assim não só as igrejas como os outros prédios e monumentos históricos:
https://arquiteturecife-se.wixsite.com/arquiteturecife-se

Outra sugestão é para os que se interessam por histórias assombrosas que se passam nos cemitérios e outros lugares do Recife. Para essas assombrações, vade retrô ! 
Acessem https://lendasdelori.wordpress.com/


Olhar a postagem da 'Concatedral São Pedro dos Clérigos'.

REFERÊNCIAS:



FREYRE,Gilberto. Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife. Recife: Editora 

Global, 2007. 

Motivações da fonte para publicar de Amaury no Jornal, disseminar conhecimento histórico sobre a cidade onde mora e os quais também tinha curiosidade.

MEDEIROS, Amaury. O mestre-pedreiro Jacome. Jornal do comércio, Recife, 16 de mar. de 2000. Disponível em: <www.uol.com.br/JC/_2000/1603/art1603htm>. Acesso em: 14 Set. 2017.