terça-feira, 31 de outubro de 2017



Maria José ou D.Mira 

Como é mais conhecida, frequentava a capela de Santa Terezinha, por volta de  1964  em sua juventude, como não foi encontrado o dia de sua construção em nenhuma fonte, acreditamos que tenha sido por volta de  1962   visto que D.Mira a frequentou durante sua construção quando tinha apenas o teto e algumas vigas segurando a estrutura da atual capela , na década de 1960. Ela que por frequentar a missa e as festividades da igreja, acabou criando um vinculo por também ter crescido sempre indo a mesma, onde por ser celebrada sempre de forma conservadora, não era comum os fiéis terem contato na hora da de ‘dar a paz’,por exemplo. Então num dia de missa, os fiéis resolveram ter esse momento, e  D.Mira, com os seus 10 anos de idade presenciou essa mudança, que a fez recordar da construção da capela, e nos dar essa memória histórica do catolicismo nesse acontecido peculiar. Além de como era a estrutura antes de ser finalizada.
                                                                                ➶➴


Capela de Santa Teresinha

          A capela pertence ao quartel da policia militar do Derby.



A arquevolta é uma característica do estilo gótico, que percorre um arco de ogiva   tendo em sua torre centralizada cinco janelas com vitrais que deixam a passagem da luz ainda mais linda, a janela central ao invés de uma rosácea para representar Maria por uma rosa, fez uso da própria imagem de nossa senhora na janela por completo. 

E diferente do estilo românico, a igreja gótica tem mais de uma entrada para suas naves, como esta de Santa Teresinha que possui cinco portas de cada um dos seus lados exteriores. Para entender um pouco mais sobre os estilo é interessante observar a partir da França, ocorreu a oficialização do estilo neoclássico o rotulo das fachadas fazendo alusão aos criadores das ideologias gregas, enfim, adornos de mídia politica. 
Depois no século XIX, em sequência ao neoclássico surge uma arquitetura mais 'verdadeira'com o gótico com as abobadas de nevuras e os arcos botantes, esse estilo que fora mostrado em traços na concatedral de São Pedro dos Clérigos.

De acordo com o ❖dicionário❖ Mini Aurélio, catedral significa: Igreja que é sede de uma diocese.

Termos que o leitor deve buscar em outras fontes , em caso de curiosidade, estão marcados
'Dicionário Aurélio e Dicionário visual de arquitetura'

Para leitores que seguem a doutrina católica, vídeo do NE TV , falando sobre a data de comemoração a Santa Teresinha :






Sugestões de links para o leitor:
Blog da capela de Santa Teresinha: http://capelasantaterezinhaderby.blogspot.com.br/p/programacao.html 

Onde a capela está localizada:
O primeiro mapa mostrado foi do 'Atlas cartográfico de Recife' , por José Luiz Mota Mendes.






Referências 

Avó de uma das autoras (Ana Suellen), Maria José, que com sua memória pôde ser fonte social de informação para a Nave do Recife, e trocando experiências, cuja a motivação foi  registrar um fato de sua história, em meio a construção da história da igreja de Santa Terezinha. 

MOTA MENEZES, JOSÈ LUIZ. Atlas geográfico da cartografia do bairro do Recife, Santo Antonio, São José e Boa vista. Recife: Massangana, 1988. Acesso em: 26 out. 2017.

Reportagem do NE TV 1º Edição. Homenagem no dia de comemoração de Santa Teresinha. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fgdqn3uwopw>

Capelas e ossários também estão no roteiro do Dia de finados Recife. Vitor. Disponível em:
<http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/11/capelas-e-ossarios-tambem-estao-no-roteiro-do-dia-de-finados-no-recife.html> .Acesso em: 17 de Out. 2017