segunda-feira, 16 de julho de 2018


Nossa Senhora do Carmo

Do Carmo pois em Israel há um monte nomeado de Carmelo, a Bem Aventurada Nossa Senhora do Carmo/Carmelo teve uma capela construída para sua adoração em meio aos eremitérios já que anteriormente formou-se ali um grupo de eremitas entre XII e XIII, e onde o profeta Elias se refugiou, por isso a veneração dos eremitas que passaram a ser da ordem Carmelita ao seu patriarca,  o profeta Elias. Um tempo depois os carmelitas foram expulsos de Israel e a devoção a nossa Senhora do Carmo chegou até a América Latina logo em sua colonização, assim passando a ser conhecida em diversos lugares.
HOJE 16/07 celebramos a festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, pois no século XIV celebrou-se a festividade pela primeira vez na Inglaterra, com o intuito de agradecer a Nossa Senhora pelos benefícios recebidos em meio aos problemas dos primeiros anos da Ordem do Carmo. No século XVI especificamente 1580, chega ao Brasil os primeiros frades Carmelitas que vieram de Portugal, em 1584 houve a fundação do primeiro convento em Olinda, e assim a primeira festa brasileira em honra a Nossa Senhora, depois em 1654 a ordem do Carmo chega a Recife e em 1665 o Capitão Diego Cavalcanti Vasconcelos inicia á construção da Basílica, mesmo sem a licença real, a capela-mor começão a ser construída; uma licença que só foi concedida em 1687.Quando o Palácio da Boa Vista, construído por João Maurício de Nassau é doado a ordem e se integra ao complexo da Basílica e do Convento. Mas só em 1767 as obras foram concluídas.





Fonte: Flickr (domínio público)
É possível perceber o barroco desde a fachada, o frontispício triangular de vértices truncados e lados curvos em arco abatido, o trabalho comumente em cantaria decorando ao redor das portas, com brasão da Ordem, pesadas volutas oreadas, e a imagem de Nossa Senhora dentro do nicho em meio aos pináculos e uma cruz. Logo abaixo mais dois nichos estátuas,sobre eles os óculos com grades.
As torres da igreja a da direita permanece inacabada, e a da esquerda a base é uma porta com arco pleno, e acima abrem-se, uma porta de arco abatido, com balaústre, um óculo, e uma janela sineira  em arco pleno. A torre é coroada por uma c com cúpula inversas, cornijas ornamentadas superpostas, óculos, pináculos e cruz.
Por dentro o ouro talhado, como os altares de Nossa Senhora de Candelária e o de Santa Teresa, São Crispim e São Crispiano (imagem II). Os doze altares secundários e a capela-mor, com seu fabuloso retábulo que possui uma imagem em tamanho natural e Nossa Senhora do Carmo, ao seu redor anjos e santos, numa moldura talhada de ouro.
Várias intervenções realizadas nos séculos XIX e XX acabaram por descaracterizar alguns aspectos originais do interior, sobretudo a pintura das talhas. Praticamente toda a Basílica foi repintada de branco e dourado. Um projeto de restauração recente, que removeu as camadas de repintura, revelou toda a beleza da decoração marmoreada típica do século XVIII, sendo a Basílica reinaugurada em 6 de julho de 2001, após três anos de trabalhos. Outras alterações no altar-mor incluíram a entronização da atual imagem de Nossa Senhora, uma outra de Cristo e a instalação de um relicário para guarda das hóstias. A restauração da capela também contemplou o cadeiral de jacarandá, com a recomposição de partes perdidas da madeira e a recuperação dos seis painéis com imagens de santos e das seis tribunas com balaústre que ficam acima do cadeiral.
Imagem II
Fonte: Wikimedia Commons (domínio público)
Uma curiosidade é que a igreja que fica ao lado do convento é onde acredita-se que frei Caneca foi enterrado, pois foi onde ordenou-se sacerdote e onde numa das portas do convento Carmelita seu corpo foi colocado. Em 1919 a virgem do Carmo tornou-se padroeira do Recife, em 1917 a igreja é agregada a basílica de São Pedro no vaticano, e em 1992 oficialmente considerada basílica. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Referências 


Wikipedia.Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo (Recife). Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_e_Convento_de_Nossa_Senhora_do_Carmo_(Recife)>.Acesso em: 16 Jul. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário