quarta-feira, 8 de novembro de 2017


Matriz de São José é tombada pelo governo estadual

Baseada em matéria do JC online

        Com construção datada em 1844, matriz de São José está interditada há 4 anos. Tombamento                pode  dar apoio necessário para obras emergenciais na igreja. O colegiado do Conselho de Preservação do  Patrimônio Cultural do Estado de Pernambuco aprovou nesta quinta-feira (27) o tombamento da Igreja Matriz de São José, localizada no bairro de São José, na região central do                   Recife. O colegiado acolheu por unanimidade o parecer do conselheiro frei Luís de França                                Fernandes. A decisão será   publicada no Diário Oficial do Estado.

Enquadrada como uma igreja de estilo classicista imperial, a matriz de São José tem construção datada no ano de 1844. O imóvel, no entanto, está interditado desde 2013, por conta do desabamento de seu telhado. Com o desabamento, as missas vêm sendo celebradas na capela da Santíssima Trindade, localizada na avenida Dantas Barreto. Apenas as atividades administrativas da secretaria paroquial continuam acontecendo no anexo do templo.
De acordo com o conselheiro frei Luís de França Fernandes, autor responsável pelo parecer, afirmou que o tombamento representa a preservação do bem. “A matriz de São José é dotada de uma arquitetura e uma história de relevância para o bairro", declarou.
O padre José Augusto Esteves, pároco da matriz há 48 anos, tentou várias alternativas para conseguir recursos para reformas na igreja. Com o tombamento, espera-se que a Igreja possa receber o apoio público para que obras emergenciais possam ser realizadas no local.
A maior atração da igreja está nas portas internas da sua entrada principal, confeccionadas em pau-brasil. Outro destaque, presente em seu interior, são os dois quadros, de autor desconhecido, mostram Dom João Marques Perdigão, bispo da então diocese de Olinda, à época da construção do templo, e Deão Farias, personagem da época."


                                                                 





REFERÊNCIA:

JC ONLINE. Matriz de São José é tombada pelo Governo Estadual. Recife. Jornal do Commercio, 27 julho 2017. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2017/07/27/matriz-de-sao-jose-e-tombada-pelo-governo-estadual-297937.php>. Acesso em: 15 set 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário