Por onde já passamos
Trajetória do Blog por cada uma das igreja explanadas
Curiosidades sobre uma de nossas fontes de informação, a fonte geográfica 'Atlas histórico cartográfico do Recife'. Que foi idealizada e organizada pelo professor José Luiz Mota Mendes, o qual não achamos nenhuma informação sobre sua biografia, porém ele foi essencial para que soubéssemos, por exemplo, que a primeira litografia (A litografia é uma técnica de impressão que utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas), de Recife é de Alberto Gabriel Frederico Secretan, um Suíço que veio ao Recife em 1827 e fez 'A vista do Farol e do interior do porto de Pernambuco tomada do Poço.'
A motivação de Luiz Mendes sobre essa fonte era mostrar através da mais antiga referencia de povoação do Recife, que é encontrada no 'Farol de Olinda', e ortogada pelo primeiro donatário, Duarte Coelho Pereira, a ribeira do mar até o arrecife . Também mostrar que por meio do conde João Mauricio de Nassau (cidade Maurícea em sua época), que começou a crescer o interesse pelas artes na cidade. Assim Recife reuniu em 1637 a 1644 artistas como Frans Post, arquitetos como Pieter Post e cartográfos como Cornelis Sebastianzoon Golyath, eles que vieram com o objetivo de documentar a terra.
Produzida pela editora manssagana da FUNDAJ em dezembro de 1988, na CEPE, a qual também lançou este ano o livro 'As Catedrais Continuam Brancas' da autora Amélia Reynaldo, para saber mais sobre Recife e sobre o livro, recife-se então, acessando:
https://arquiteturecife-se.wixsite.com/arquiteturecife-se
Postagem é do dia 30 de agosto.
Referência
MOTA MENEZES, JOSÈ LUIZ. Atlas geográfico da cartografia do bairro do Recife, Santo Antonio, São José e Boa vista. Recife: Massangana, 1988. Acesso em: 26 out. 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário