quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018


AUTO-NEGAÇÃO 

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Imagem relacionada
É peculiar aos fiéis católicos que durante quatorze dias, do mês de fevereiro a março (que começou em 14/02 e terminará em 31/03 ), haja uma mudança na rotina, abrindo espaço ou epilogando algumas atividades, pois é na quaresma que retoma-se uma reflexão, na verdade é um momento que enfatiza uma auto-avaliação, uma vez que Jesus apregoa "Do pó viestes, ao pó voltarás" (Gn 3,19) por isso o deposito de cinzas na testa dos fiéis na missa da quarta-feira de cinzas representando esta passagem.

  "A Quaresma começou como uma forma dos católicos se lembrarem do valor do  arrependimento. A austeridade da Quaresma era vista como semelhante a como as pessoas no Antigo Testamento jejuavam e se arrependiam em sacos e cinzas (Ester 4:1-3; Jeremias 6:26; Daniel 9:3)." 



  A medida que o tempo passa e a religião abrange suas ideologias o escopo desse arrependimento muda, então durante 14 dias os fiéis tentam se afastar dos atos pecaminosos a fim de se concentrarem na morte e ressurreição de jesus, não deixando de aproveitar os prazeres que a vida proporciona mas ao mesmo tempo não deixando se levar pelo disperso controle que o homem possui sobre sua carne. Assim mesmo católicos ou não no período da quaresma ou não, é necessário fazer essa autoavaliação, percebendo que a felicidade e a disciplina sobre si mesmo, são uma linha única.  
 
   Nossa senhora dos prazeres é mencionada neste 8º dia de quaresma pois é a nossa senhora das alegrias e durante o período quaresmal serão mostrados aqui alguns santuários Recifenses e dos arredores, como este que surgiu em 1656, período pós expulsão dos Holandeses por assim dizer, onde houve a assinatura do tratado de Taborda. O santuário é quase todo barroco com obras de arte dos séculos XVII e XVIII e acolhe também os restos mortais de Vidal de Negreiros e Fernandes Vieira, heróis nas batalhas dos luso-brasileiros contra os holandeses.



Imagem relacionada

Para entender um pouco mais, escute o áudio...

Programação e atividades do santuário
Festa da padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, com novenas, abertura com a procissão da bandeira, louvores, Adoração – inicia todo domingo de Páscoa e encerra na segunda segunda-feira posterior.

Adoração ao Santíssimo Sacramento- Toda 1ª sexta-feira do mês.



Onde está localizado







Referências bibliográficas

VATICANO. Cidade do Vaticano. Quaresma. Acesso em 20 Fev.2018 Disponível em: <http://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2018-02/primeira-meditacao-exercicios-quaresma.html>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário